segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Os benefícios da ingestão de água




Quantos copos de água você já tomou hoje? Rica em nutrientes como cálcio, magnésio, potássio e sódio, a água é fundamental para a saúde, a beleza, o equilíbrio biológico e a sobrevivência do ser humano. A quantidade de água no corpo humano varia de acordo com sexo, idade e massa muscular. Altera-se também com a gestação e a lactação. Com o passar dos anos, ocorre redução de sua quantidade, devido, principalmente, à perda de massa muscular e ao acúmulo de gordura.
A água proveniente de líquidos (água e outras bebidas) corresponde a 81% do total de ingestão de água (cerca de 2 a 3 litros por dia) e 19% referem-se à água proveniente dos alimentos (cerca de 700 ml por dia), considerando o consumo de adultos. Esses cálculos baseiam-se em uma hidratação normal.
Dessa forma, a recomendação de ingestão adequada total de água é de 3,7 litros para homens e 2,7 litros para mulheres por dia, para a faixa etária de 19 a 70 anos.
Indivíduos que realizam atividade física ou que ficam expostos a altas temperaturas devem aumentar a quantidade de água ingerida.
A desidratação ocorre quando há redução do conteúdo total de água no organismo, que pode acarretar diminuição do volume de sangue, aumento dos batimentos cardíacos, pele seca, sensação de fraqueza e menor volume urinário, entre outros. No cérebro, a desidratação pode alterar a memória e diminuir o poder de concentração.
Confira os benefícios diretos da ação da água no organismo:
• regula a temperatura do corpo por meio da eliminação do suor;
• ajuda na digestão de alimentos;
• auxilia a distribuição de nutrientes pelo corpo até as células;
• ajuda a retirar o ácido lático na prática de esportes;
• melhora a circulação sanguínea;
• melhora o funcionamento do intestino;
• elimina resíduos metabólicos pela urina;



Jornalista responsável: Roberto Maggessi (MTE 31.250-RJ)
Editora médica: Dra. Anna Gabriela Fuks (CRM 615039-RJ)