quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Atendimento do SUS ao contribuinte.

População vê acesso ao SUS difícil, mas aprova serviço

Qua, 09 Fev, 01h16

A pesquisa Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS), divulgada hoje pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta que o brasileiro tem problemas no acesso à rede pública de saúde, mas quando é atendido, avalia bem o serviço. "Uma vez que (o cidadão) entra no sistema, ele avalia bem o serviço, mas a pesquisa mostra problemas no acesso a esses serviços, como demora na consulta com um especialista", diz a técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea, Luciana Mendes, durante apresentação do levantamento, em Brasília.
PUBLICIDADE


De acordo com a pesquisa, o programa "Saúde da Família" é o mais bem avaliado pela população: 80,7% dos entrevistados que receberam atendimento consideram o programa bom ou muito bom. Já 14% o veem como regular e 5,4%, ruim ou muito ruim. O "Saúde da Família" foi o serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) mais bem avaliado em quatro das cinco regiões do país - apenas no Centro-Oeste ficou em segundo lugar. A distribuição gratuita de remédios foi qualificada como boa ou muito boa por 69,6% e como ruim ou muito ruim por 11%, enquanto 19,4% avaliaram como regular.
Por outro lado, o atendimento em centros e postos de saúde e atendimento de urgência e emergência foram os serviços pior avaliados. O atendimento de urgência e emergência, inclusive, recebeu a maior proporção de respostas ruim ou muito ruim (31,4%), enquanto os centros de saúde tiveram 31,1% de avaliação ruim ou muito ruim.
"Os entrevistados avaliam bem os serviços relacionados a atendimentos em que o acesso ao serviço é previamente agendado ou rotineiro, como as consultas marcadas com médicos especialistas, a distribuição gratuita de medicamentos e o atendimento da "Saúde da Família". Nesses casos, a percepção da qualidade (ou satisfação) do atendimento é mais positiva e o problema parece ser obter acesso ao atendimento, ou ao medicamento necessário, em um período de tempo considerado razoável", diz o relatório do Ipea.
"É bastante consistente quando os pesquisados dizem qual é a demanda da rede pública e qual é o problema", afirma Luciana, ao mencionar os dados que indicam que a principal reclamação do usuário está relacionado ao fator tempo de atendimento.
Segundo a sondagem do Ipea, a contratação de novos médicos foi o item mais sugerido pelos entrevistados para a qualificação do SUS. Logo depois, a sugestão mais citada foi a redução no tempo de atendimento em serviços de urgência e para consulta médica. A conclusão do estudo afirma que ambas respostas estão relacionados ao tempo de espera do paciente pelos serviços da rede pública. "A gente tem problemas de continuidade e demora dos serviços", afirma Luciana.
Experiência de atendimento
O Sistema de Indicadores de Percepção Social mostra também que as avaliações são melhores quando o entrevistado já passou por atendimento em um desses serviços ou acompanhou familiares na busca pela rede pública. Na opinião de 30,4% dos pesquisados, os serviços prestados são bons ou muito bons, proporção maior de avaliações positivas se comparado àqueles que declararam não ter utilizado o SUS (19,2%). Dos que se beneficiaram da rede pública, 27,6% avaliam como ruim ou muito ruim, ante 34,3% daqueles que não utilizaram os serviços. "A experiência de utilização de fato influencia na avaliação", diz Luciana.
A pesquisa indica ainda que "avanços proporcionados pela criação e implantação do SUS estão sendo percebidos pelos entrevistados como valores sociais relevantes". A gratuidade da rede foi o ponto positivo mais citado (52,7%), seguido por atendimento sem nenhum preconceito (48%) e distribuição gratuita de medicamentos (32,8%).

fonte:http://br.noticias.yahoo.com/s/09022011/25/manchetes-populacao-ve-acesso-sus-dificil.html

SIGNIFICADO DA PALAVRA " RATIMBUM"

RATIMBUM é uma palavra mágica usada pelos magos persas desde a Idade Média.
Por muito tempo cantamos inocentemente um "Parabéns" para alguém que está aniversariando e, até ai, tudo bem, tudo certo. É um aniversário.
O que muitos não percebem é que depois da música vem sempre o tal de Ra-tim-bum!
(este é o significado: eu amaldiçoo você).
Existe até hoje na TV Cultura , um programa infantil chamado de Castelo Ratimbum, que tem o significado de "Castelo da Maldição".
Precisamos vigiar mais, pois a Bíblia diz que o povo de Deus perece por falta de conhecimento.
Como podemos cantar felicitando uma pessoa e depois amaldiçoá-la?

Tomemos muito cuidado.

Observe que detalhe sutil: depois de dizer a palavra Ratimbum, pronuncia-se o nome do aniversariante várias vezes. Vamos ficar muito atentos para isto.
Se não vejamos: quantas vezes você já cantou para as pessoas:
" É BIG É BIG (é grande, é grande), É HORA É HORA (neste momento, nesta ocasião): RA-TIM-BUM
(EU AMALDIÇOO VOCÊ), Fulano, Fulano, Fulano".

Repasse este e-mail para outros, para que conheçam e não mais repitam palavras sem saber o significado, a origem e quem está por detrás delas.
Não mais façam uso apenas por força de expressão, pois é assim que se pratica abominações, por meio de palavras sobre nós e também sobre as pessoas de nossos relacionamentos.

Colaboração: Vagner Gomes

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Pensamento positivo melhora qualidade de vida

A noção de que ter pensamento positivo pode ser bom para sua saúde não é nova, mas é realmente verdade? Um artigo publicado na Current Directions in Psychological Science, sugere que os bons pensamentos podem ser um poderoso antídoto para o estresse, a dor e as doenças.

De acordo com os pesquisadores, existem vários caminhos através dos quais uma atitude positiva pode proteger contra problemas de saúde mais tarde na vida. Por exemplo, as pessoas mais felizes podem ter uma postura mais pró-ativa com relação ao envelhecimento, e por isso se exercitam regularmente.

Segundo a pesquisa, essas pessoas também podem evitar comportamentos menos saudáveis, como fumar. Os benefícios destas opções de vida saudáveis são decisivos quando você se torna idoso e seu corpo se torna mais suscetível à doenças.
Foi comprovado também que o pensamento positivo pode combater o estresse, que é fator de risco para o desencadeamento de outras doenças. Estudos constataram que pessoas com fortes emoções positivas têm níveis mais baixos de substâncias químicas associadas ao estresse. Além disso, adotando uma atitude positiva, a pessoa pode até ser capaz de desfazer alguns dos danos físicos causados pelo estresse.

Os pesquisadores concluíram que, apesar da perda notável das funções físicas em todo o corpo, a capacidade emocional de uma pessoa parecia ficar consistente com a idade.

Use a força do pensamento como analgésico
A intensidade da sua dor depende da forma como você pensa sobre ela. "Se você tem uma expectativa negativa, certamente as chances de que a dor seja mais intensa são maiores. É o caso de quem vai ao dentista tremendo de medo do motorzinho: até o barulho causa dor", afirma o neurologista Ricardo Teixeira, diretor do Instituto do Cérebro de Brasília/ICB.
Quando você mentaliza que a dor não é assim tão forte, seu organismo sente-se estimulado a conduzir os impulsos por circuitos cerebrais que rendam resposta positiva, aliviando a dor. "Não dá para dizer que nenhuma dor será sentida, mas ela será mais sutil", afirma o neurologista.

Você precisa encontrar algo que dê prazer ao seu organismo. Não adianta experimentar a receita do seu vizinho ou as dicas do livro Best-seller. "Existem muitos modelos de funcionamento cerebral, é arriscado trabalhar com padrões nesta área. Posso dizer, com segurança, que o pensamento positivo alivia a dor. Mas não posso dizer que o caminho para isso é imaginar um oceano azul. E se a pessoa tem medo do mar, por exemplo?", afirma o Ricardo Teixeira.

Fonte: http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/12902-Pensamento-positivo-melhora-qualidade-de-vida.htm