sexta-feira, 6 de junho de 2008

Água: Insumo para vida



Apesar de cerca de 70% do planeta ser constituído de água, menos de 3% deste volume é água potável(própria para consumo. E grande parte das fontes de água(rios,lagos e represas) está sendo degradada pela ação do homem.Você sabe o quanto de água consome por dia? Segundo a Organização das Nações Unidas(ONU), são necessários110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene de uma pessoas. O brasileiro gasta, em média,o dobro deste volume: aproximadamente 200litros/dia, ou 73 mil litros/ano. Nos grandes centros , como o Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, este consumo aumenta para quase 300 litros/dia.

Mude alguns hábitos e economize água na sua casa. A natureza agradece!

carro e calçada: para lavar calçada ou o carro uma vez por semana você desperdiça 1.700 litros de água por ano. Use o balde. Ele permite controlar com eficácia a quantidade de água gasta.

Banho: Ao ensaboar-se, feche as torneiras. Não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa as mãos, escova os dentes ou faz a barba. Evite banhos demorados. reduzindo um minuto do seu banho você pode economizar de 3 a 6 litros de água. Imagine numa cidade onde vivem aproximadamente 2 milhões de habitantes, poderíamos ter uma economia de, no mínimo, 6 milhões de litros.

Louça: Lave as louça sem bacia com água e sabão e abra a torneira só para enxaguar.
Use uma bacia ou a própria cubada pia par deixar os pratos e talheres de molho por alguns minutos antes da lavagem, pois isto ajuda a soltar a sujeira. Utilize água corrente somente para enxaguar.

Verduras: Para lavar verduras use uma bacia para deixa-las de molho(pode ser inclusive com algumas gostas de vinagre), passando-as depois por um pouco de água corrente para terminar de limpá-las.

Roupas: Lave de uma vez toda roupa acumulada. Deixar as roupas de molhos por algum tempo antes de lavar também ajuda. Ao esfregar a roupa com sabão, use um balde com água, que pode ser a mesma usada para manter a roupa de molho. Enquanto isso, mantenha a torneira do tanque fechada. Enxague também utilizando o balde e não a água corrente. Se você tiver máquina de lavar, use-a sempre com a carga máxima e tome cuidado com o excesso de sabão para evitar um número maior de enxagues. caso opte por comprar uma lavadora, prefira as de abertura frontal que gastam menos água que as de abertura superior.

Fonte: www.planetaterra.org.br

Opinião do missivista: " achei de grande importância reproduzir este texto, pois passei a repensar no futuro da humanidade com a certeza, que cada um fazendo sua parte, por menor que seja, alcançaremos um resultado positivo e consequentemente menor dor futura"

Jozivaldo Silva 06/06/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já que você apareceu, comente o que achou deste blog ou do assunto em questão. Deus os abençoe sempre.